

O designer chinês Daizi Zheng projetou um celular que dispensa o uso de baterias de lítio: ele só precisa de um pouco de Coca Cola para funcionar, trata-se de uma Biobateria alimentada pelo refrigerante.
A ideia de Baizi surgio da ideia de reduzir a utilização dos metais pesados encontrados nas baterias, já que quando descartados incorretamente, contaminam o solo. A substituição do lítio e do cádmio, por exemplo, pela Coca-Cola eliminariam o risco de prejuízo ao meio ambiente e ao ser humano.
A solução encontrada foram as bio baterias - dispositivos que geram energia a partir da quebra de moléculas de carboidratos, entre eles o açúcar. As enzinas atuam como catalisadoras, fazendo com que o resíduo seja apenas água e oxigênio. Para isso, bastar um líquido açucarado. Então, um bom exemplo disso é a Coca-Cola.
Além de serem biodegradáveis, as biobaterias operam de três a quatro vezes mais tempo com uma carga do que as baterias convencionais
Com o apoio da Nokia para trabalhar no desenvolvimento das peças. A questão é que provavelmente a ideia não vingue comercialmente, já que despejar uma lata do refrigerante na bateria não significa necessariamente vantagem para o consumidor. Mas já significa um passo importante na elaboração de elementos não poluidores nas baterias de aparelhos utilizados em no dia a dia.
via:guiky